COMO ENSINAR FINANÇAS AO SEUS FILHOS

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

COMO ENSINAR FINAÇAS AO SEU FILHO
FINANÇAS PARA OS FILHOS

Poucos pais se atentam sobre como é importante educar os filhos financeiramente. E esse ensinamento deve partir da família.

Pode parecer uma tarefa complicada, mas ensinar as crianças a administrar o dinheiro é uma tarefa fácil e o exemplo dos pais é o diferencial para esse aprendizado.

Hoje vamos te dar dicas de como colocar as crianças no mundo das finanças com dicas práticas e com situações do dia a dia. Vamos lá?!

CASAIS QUE FALAM SOBRE PLANEJAMENTO FINANCEIRO, TÊM CRIANÇAS MAIS SEGURAS.

Os pais devem desde cedo falar abertamente aos filhos como ganham seu dinheiro e quais são suas prioridades financeiras, e a partir daí ensinar onde o dinheiro é aplicado.

 

Levar as crianças junto com vocês quando forem efetuar o pagamento de contas como água, luz, vai ensinar as crianças a reconhecer o esforço para administrar o dinheiro e mais rápido irão aprender a dar valor ao dinheiro, e também vão aprender que é preciso trabalhar, planejar os gastos para ter sucesso na administração financeira.

 

Levar as crianças ao mercado também é uma ótima opção para ensiná-los sobre economia doméstica. Mostre a eles a importância de pesquisar os preços e que se escolhem os itens mais baratos podem levar mais produtos para casa.

 

Estipular tarefas simples no dia a dia como ir a padaria comprar um pão, ou ir á banca comprar o jornal, ensina as crianças a terem noção de valor e troco.

 

ENSINAR A CRIANÇA A POUPAR DINHEIRO E A MESADA É UMA ÓTIMA OPÇÃO.

ENSINAR FINANÇAS

A mesada ainda é a maneira mais famosa e mais usada para ensinar as crianças a ter um contato com o dinheiro, mas não basta apenas entregar o dinheiro a elas, é necessário que os pais ensinem como administrar.

 

Os pais podem, por exemplo, ensinar as crianças a comprar o lanche na escola e até a poupar o dinheiro para comprar um brinquedo no final do ano.

 

É necessário sempre auxiliar as crianças, explicando a diferença entre o que é necessário comprar, o desejo de comprar algo e ensinar a importância de poupar o dinheiro.

Também é importante não liberar mesadas adicionais. Muitas vezes a criança acaba pedindo para os pais inteirarem o valor necessário para comprar determinado produto. Não faça isso, pois dessa forma você estará ensinando a ele que ele sempre pode recorrer a métodos fáceis de ter o que quer. Explique para a criança que ela poderá comprar assim que conseguir juntar o dinheiro.

 

Caso ela queira algo que vá demorar muito para juntar o dinheiro, incentive-a a ajudar nos afazeres domésticos e aí sim dê pequenas bonificações em dinheiro pelo trabalho feito. Nesse momento, lembre-se de instruí-lo a guardar o dinheiro para comprar o brinquedo tão desejado.

 

Dizer não nunca é fácil para os pais, mas é uma ótima forma de preparar os filhos para aceitar as negações que eles terão que lidar durante a vida adulta.

 

Pais que queiram gratificar os filhos pelo bom empenho escolar ou bom empenho nas tarefas que realiza em casa devem dar algo que eles desejam e não algo que a criança exige, assim não terá problemas com troca de valores que acontece quando a criança deixa de realizar suas tarefas com a desculpa de que não está sendo bem “remunerada”.

 

A dificuldade financeira está presente em várias famílias e ela também deve ser falada abertamente a crianças, embora os pais tentem proteger as crianças desse problema, é importante que elas saibam da situação, mesmo que superficialmente.

 

Outro fator importante é o casal estar em comum acordo sobre como irão incentivar o filho a lidar com a administração e responsabilidade financeira. Caso não seja de comum acordo, isso pode causar conflitos entre os casais e isso pode levar a criança a se “aproveitar” da situação.

 

Para não terem que voltar atrás da decisão que tomaram, o ideal é os pais discutirem sobre o assunto e estarem certos sobre os benefícios que a educação financeira trará a criança.

 

E você, já está ensinando seus filhos a cuidar do dinheiro? Como tem feito isso? Tem tido bons resultados? Comente, vamos adorar saber a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×