PREPARANDO SEU FILHO PARA O 1º DIA NA ESCOLA

8 Flares Twitter 0 Facebook 8 Filament.io 8 Flares ×

COMO PREPARAR SEU FILHO PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA

VOLTA A ESCOLA 1

As crianças estão crescendo e é difícil admitir isso. Muitas vezes quem tem que cortar o cordão umbilical somos nós, os pais.. Achamos que eles são pequenos e despreparados para a vida longe dos nossos olhos, mas o que não sabemos é que eles já nasceram preparados e cheios de vontades para conhecer e conquistar o mundo lá fora.

De uma forma prática, vamos te ajudar a lidar com esse grande dia que é o primeiro dia de aula do seu filho e você vai perceber que quem está complicando tudo é você! Está preparado?!  Aqui vamos te ajudar!

Confiança é o segredo!

As crianças nascem despreparadas para o mundo, mas desde o nascimento a confiança e segurança que você passa para seus filhos, são fundamentais para o crescimento físico e emocional da criança. Então porque em um momento de incentivar a criança a ida para a escola, você vai complicar?!

 

Uma coisa é certa, o conversar naturalmente com o filho sobre a escola fará a diferença para incentiva-lo a frequentar as aulas. Falar com ele sobre os novos amigos, sobre o quanto ele vai aprender e crescer vai fazer com que ele se sinta mais motivado e assim terá vontade de ir para a escola.

Leva-lo as compras do material escolar, mochila, caderno, vai ajudar no processo de adaptação e a se familiarizar com a rotina escolar. Faça tudo junto com a criança, assim irá aguçar o interesse em conhecer e permanecer na escola.

Muitas vezes a insegurança parte dos pais, e se você está inseguro, conhecer a escola antes de matricular seu filho, pode ajudar a te deixar mais seguros quanto à escola e adaptação da criança. Converse com a direção da escola, com amigos e vizinhos que tem os filhos matriculados no mesmo local também vai te ajudar nesse processo de segurança emocional.

Preparar a criança para o período de adaptação também é se preparar para a vida escolar do filho. Muitas vezes achamos que esse período é importante somente para a criança, mas também tem grande importância para os pais, pois, assim vocês verão que estão fazendo tempestade em copo d’água e que os filhos já nasceram preparados para o mundo lá fora.

Sem chororô! Antes de levar o filho a escola, sente e converse com ele, explique que será um momento que ele vai ter para brincar, aprender a escrever e a estudar e vocês, mãe e pai, estarão em casa esperando por ele e irão busca-lo assim que terminar o período escolar.

VOLTA A AULA 2

Nos primeiros dias a criança fica agitada e emotiva com o fato de estar vendo seu próprio crescimento e capacidade de aprender e interagir com outras crianças, procure manter o diálogo e se seu filho não quiser dividir a experiência de como foi seu dia, não se assuste, é normal eles se fecharem. Por isso é importante manter uma relação com os professores, pois eles são essenciais na hora de passar informações que às vezes as crianças não querem dividir.

Não se atrase! os atrasos podem passar para a criança a sensação de estar sendo abandonado, e aí as próximas idas á escola serão regadas de choros e pedidos para ir para casa. Procure chegar antes do horário de saída.

Esperar na porta da sala de aula e deixa-lo perceber e ver que vocês, pais, estão lá, é um alívio para a criança.

A participação do pai também é importante. Conversem e se possível, tentem alternar entre si para levar ou buscar o filho na escola, isso manterá laços de confiança em ambos os pais, e os dois serão participativos na vida escolar da criança.

Você já teve essa experiência com seu filho? Comente, conte como foi! Tenho certeza que milhares de mães e pais querem saber a sua experiência no assunto!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Flares Twitter 0 Facebook 8 Filament.io 8 Flares ×