Linguagem corporal ou porque você não é compreendido

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Filament.io 1 Flares ×

 

Linguagem corporal ou porque você não é compreendido.

linguagem corporal 1

 

Desde que os seres humanos aprenderam a falar, essa vem sendo a principal forma de comunicação usada! As mulheres costumam falar mais de 20mil palavras por dia, e os homens, ficam um pouco atrás com cerca de 7mil. Mas, mesmo pensando em 7 mil palavras, é muita noite, não é mesmo?

 

Mas e se não existissem as palavras? Provavelmente nos comunicaríamos por gestos ou por mimica. E imagine só a confusão que não viraria? Claro que não estou falando aqui das Linguagens de Sinais, e sim de um comportamento onde nos comunicaríamos através de gestos aleatórios e não de gestos predeterminados.

 

Com certeza, se não explicássemos ao outro que o gesto X significa Amor, esse gesto poderia ser interpretado como qualquer coisa. Inclusive como ódio por exemplo!

Muita gente comenta comigo que não consegue ser bem interpretado, que diz uma coisa e as pessoas entendem outra. Que não consegue passar confiança a algumas pessoas, enfim, que parece que há um problema na sua comunicação verbal.

Mas, o que pouca gente sabe é que na maioria dos casos, o problema é na comunicação corporal, e não na comunicação verbal!

A linguagem corporal.

Imagine a seguinte cena: seu namorado (ou marido) acaba de chegar em casa, e você está sentada de costas e quando ele diz “Oi, tudo bem?” Você responde “Oi, tudo e você?” sem nem ao menos se virar para ele. Ao chegar mais perto ele percebe que você está com os braços e pernas cruzados e que não esboçou ao menos um sorriso.

Bom, provavelmente ele vai achar que você está brava com alguma coisa e ficará um pouco apreensivo.

Perceba que as suas palavras diziam que estava tudo bem! E mesmo assim a reação dele foi acreditar que tinha algo errado! Ao menos que vocês tenham brigado um pouco antes dessa cena, provavelmente ele deduziu que havia algo errado devido a sua postura corporal!

Claro que essa situação é bem drástica e provavelmente até mesmo uma criança perceberia que há algo errado. Mas será que não estamos enviando sinais corporais de que há algo errado para outras pessoas quando na verdade queremos dizer que está tudo bem?

Aprendendo a passar a imagem certa.

limguagem corporal

 

Existem vários livros ensinando a passar a imagem correta através da linguagem corporal. Mas lembre-se de que essa é uma faca de dois gumes. Muito além de apenas passar a imagem corporal correta, você precisa captar a linguagem corporal da outra pessoa e verificar se você está agindo de acordo com o que quer falar ou se seu corpo está reagindo às ações da outra pessoa.

Claro que em apenas um texto seria impossível falar muito sobre linguagem corporal, mas, caso você esteja sendo incompreendido com uma certa frequência, cheque como está se comportando durante as conversas e se você não está passando informações erradas com o seu corpo! Dizer que esta contente enquanto mostra uma postura de quem está triste pode não convencer quem está conversando com você!

 

E você, já passou alguma imagem que não gostaria ou foi incompreendido devido a sua linguagem corporal? Comente, vamos adorar saber como foi essa situação e como você fez para solucioná-la!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Filament.io 1 Flares ×