Mulheres alcoólatras – como se libertar do vício

2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Filament.io 2 Flares ×

Desde que a mulher adquiriu sua emancipação e direitos iguais sobre o homem, além de aumentar a participação no mercado de trabalho, na vida social, o que decorreu a correria para a criação de filhos, e responsabilidades do lar e com isso também aumentaram as incidências de doenças como o infarto, por exemplo, acidentes vasculares cerebral.

 

Com essa independência surgem também outros problemas que antes não faziam parte do universo feminino, hoje a mulher pode ir a bares, boates sozinha e consequentemente aumentaram o consumo de álcool pelas mulheres, e isso vem apresentando dados preocupantes, a taxa de mulheres alcoólatras aumentou com o decorrer dos anos, o que vem destruindo a saúde e até mesmo destruindo famílias, infelizmente o alcoolismo está longe de ser um problema exclusivo masculino.

O alcoólatra, na maioria das vezes, não tem forças para sair do vício sozinho, e acabam entrando em um sofrimento sem fim, a família sofre e em caso de mulheres alcoólatras a coisa ainda é mais complexa, principalmente se houver filhos onde o sofrimento acaba por ser ainda maior, a mãe geralmente é o esteio da família, é com quem os filhos tem um laço maior desde o ventre e se ela se entrega a esse caminho fica complicado educar bem os filhos.

Como se libertar do vício

 mulheres-alcoólatras

A primeira coisa que um alcoólatra precisa é do apoio e carinho daqueles que o cercam e isso não é diferente com as mulheres alcoólatras, é necessário que a família entenda que é realmente uma doença e precisa de tratamento, não um capricho ou falta de vergonha na cara, é um colaboração mutua nos caso das mulheres casadas o apoio do parceiro é fundamental e às vezes isso não acontece, geralmente as mulheres que entram por esse caminho é porque já vem de caso de depressão decorrente de algum antecedente, agressões, brigas constantes com o parceiro.

Uma família unida é imprescindível nesse processo de cura, pois haverá momentos de extrema tristeza, como a abstinência, e nisso é necessário algo para se segurar, seja nos alcoólicos anônimos, ou em um grupo de oração, terapia em grupo ou individual e nos casos mais extremos a internação.

 

O alcoolismo é um enorme problema atual e era mais comum em homens, já ouvimos várias histórias de famílias desfeitas, pais agressivos e agora nos deparamos com esse novo quadro que é são as mulheres alcoólatras.

Para a família, é importante manter tudo que possa tentar o dependente, evitar festas familiares com bebida alcoólica, evitar passeios em lugares que se possa cair em tentação.

Procurar orientação, participar dos grupos que o alcoólatra participa, dar apoio, ir a igreja, grupos de orações, nessas horas o que a pessoa precisa é do apoio de todos.

Para o dependente, sabemos que é mais difícil enxergar a coisa quando se está dentro dela, por isso é necessário tem uma grande força de vontade, apesar de ser difícil é importante pesar o que está perdendo, ver como sua vida está desmoronando, o primeiro passo é aceitar que está doente e aceitar toda a ajuda oferecida, é lutar para sair do poço, se apegar com Deus, procurar novos caminhos.

Durante anos o alcoolismo foi encarado como falta de vergonha do dependente, que a pessoa não se controlava pois não queria, mas hoje as coisas estão mais claras e ele realmente é visto como uma doença e que merece sim tratamentos adequados e atenção.

Seja qual for a decisão a ser tomada, se será freqüentado reuniões, ou um psicólogo, ou no caso de internação, o apoio da família sempre será o melhor remédio para passar por essa fase difícil.

Infelizmente o alcoolismo feminino existe, temos homens alcoólatras como também temos mulheres alcoólatras é o preço da modernidade e um fato que precisa ser encarado.

 

Você já passou por algum caso de dependência alcoólica? Conhece alguém que já passou por isso? Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Filament.io 2 Flares ×