O QUE É SER UM VICENTINO

15 Flares Twitter 0 Facebook 15 Filament.io 15 Flares ×

 Viajantes

SSVP- SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO

Fundada em Paris

 Há 181 anos, Ozanam e amigos fundavam a  Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), isso só foi possível graças a um gesto de solidariedade praticado por Antônio Frederico Ozanam e seus amigos há 181 anos. Em 23 de abril de 1833, os jovens levaram à casa de um homem pobre um pouco de lenha para que acendesse o fogo e preparasse uma sopa de batatas. Esta foi a primeira visita praticada.

Naquela época, os amigos se uniram para a fundação das Conferências de Caridade, denominadas atualmente de Conferências Vicentinas, ao serem questionados por vários outros jovens sobre a efetividade da fé católica. A ação de caridade inspirou e continua a inspirar homens, mulheres, jovens e crianças em todo o mundo.

Os vicentinos fazem da SSVP, uma das instituições mais respeitadas. O Papa Gregório XVI aprovou o Estatuto da Sociedade de São Vicente de Paulo com dois breves: o de 10/01/1845 e o de 12/08/1845. E concedeu, ainda, as devidas indulgências próprias com “uma associação de natureza eclesial, mas com caráter leigo, a serviço da Igreja e da Sociedade” (Vicentiens aujourd´hi ― Animation Vicentienne, n. 79/80, p. 48; e Roezniki Wincentynskie, n. 1/2003, p. 118).O atual Papa Francisco também foi um entusiasta desse movimento quando trabalhou ao lado de confrades e consocias nas periferias argentinas.

Ao criar a primeira conferência, na França, Ozanam mostrou a importância da caridade na vida das pessoas que vivem à margem da sociedade. Prova disso é que os vicentinos estão atualmente em 148 países, com mais ou menos 750.000 membros, fazendo visitas semanais às famílias pobres e oferecendo ajuda tanto material como espiritual, que é o efetivo objetivo da SSVP, ou seja, evangelizar. O Brasil é hoje o país que tem mais vicentinos no mundo: somos 250.000 homens, mulheres, jovens e crianças. Temos também abrigos e asilos para idosas e idosos em todo o Brasil. 

Viajantes

Procure uma paróquia e conheça o trabalho dos vicentinos!

As Conferências Vicentinas são formadas por um grupo de leigos católicos e voluntários, que junto com a Igreja Católica e os padres ajudam os mais necessitados das nossas comunidades.

O alimento que levamos aos pobres é a chave para entrarmos em suas casas, levarmos a palavra de evangelização, plantarmos a semente do amor de Jesus Cristo e também vermos a real necessidade de cada família.

Nossa sociedade vive de doações das pessoas da comunidade, de benfeitores que colaboram mensalmente com dinheiro, alimentos, roupas, sapatos, remédios, material escolar etc.

Conheça nosso trabalho vicentino numa paróquia perto de você! Sempre há uma conferência vicentina por perto, onde você pode fazer uma visita, junto com os confrades e consocias assim chamadas as mulheres vicentinas, à casa de assistidos.
Tenho várias histórias e curiosidades sobre situações que enfrentamos nas visitas às periferias, as quais pretendo contar neste blog. Aliás, esta semana já estarei contando algumas delas, basta seguir o blog que você irá conhecer um pouco de nosso trabalho no dia a dia de nossas conferências.
Meu nome é Luiz Antônio Alexandre de Oliveira. Vicentino há mais de 25 anos, sou responsável hoje por um conselho particular, com 10 conferências a este vinculadas, sendo que cada uma delas tem em média 08 vicentinos, que assiste cada uma delas 05 famílias, que por sua vez são todas ligada a uma Igreja Católica.

Curiosidade: Minas Gerais é o estado com o maior número de vicentinos.

 

A SSVP tem os seguintes Conselhos:
Conselho internacional em Paris França
Conselho Nacional em cada Pais
Conselhos Metropolitanos
Conselhos centrais
Conselhos Particulares-
conferências

Livro – tema vicentino
Adquira o livro sobre o tema vicentino para 2016!
Pedidos:   mizaelpoggioli@uol.com.br
Valor: R$12 (mais taxa de remessa)
Livro – tema vicentino

Avise o padre Mizael que comprou por aqui pelo blog

23 thoughts on “O QUE É SER UM VICENTINO

  • 16/02/2015 at 14:03
    Permalink

    Louvado Seja Nosso senhor Jesus Cristo – – – Confrade Luiz que bom te descobrir,foi Ozanam que me orientou,eu sou de Dourados – Mato Grosso do Sul,Vice-presidente do Conselho Particular Sagrado Coração de Jesus o qual foi presidente por 4 anos,temos 10 conferencias e 6 a nascer em breve (ai temos que desmembrar),fui aclamado em 1981,e de vez em quando estou descobrindo vicentinos por este Brasil, o que muito me alegra.Além desse conselho temos mais 04 particulares um com 4 conferencias,outro com 6 e outro com 7, separados por regiões o que formam nosso conselho central de Dourados, somos 22 municípios, desses só 05 tem conferencias,a distancia é muito grande,mas estamos atingindo elas aos pouco.
    As 27 conferencias estão ativas.O meu C.P.se reúne com dez conferencias a média é de 18 participantes ou mais é uma festa nosso encontro,as reuniões são descentralizadas cada mês em uma conferencias,agora a mais distante é quase 70 Km,ao final sempre temos um reforçado lanche. SER VICENTINO É BOM DE MAIS.
    Um abraço e fique com Deus

    Reply
    • 04/03/2015 at 18:18
      Permalink

      Para Sempre Seja Louvado. confrade Belmiro , que bom que você me encontrou fico feliz e estarei postando em breve histórias de nossas conferencias , que acontece com o nosso trabalho vicentino, algumas já estão postadas no blog como
      1ª O QUE É SER VICENTINO
      2ª HISTÓRIA DE SR. PEDRO
      3ª CARTA DE ADEUS DE UM JOVEM PARA SEU PAI
      4ª SSVP SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO
      5ª UMA HISTÓRIA VERDADEIRA DE SUPERAÇÃO QUE TEM A VER COM VOCÊ VICENTINO
      6ª O PERIGO DO VICIO
      7ª HISTÓRIA DE UM MORADOR DE RUA
      8ª HISTÓRIA DO SR. PAULO

      Elas estão entre as paginas de 1 a 4 do blog é só procurar que vai encontrar

      SR. Belmiro estas histórias acima aconteceram em nossas conferencias da zona Norte de São Paulo Capital.

      É com grande prazer dizer para vocês todos os vicentinos de Mato Grosso do Sul LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

      Um grande Abraço Luiz Alexandre

      Reply
  • 08/03/2015 at 15:29
    Permalink

    Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
    Confrade Luiz – obrigado pela resposta – olha eu uso pouco mas estou no facebook – estou trabalhando hoje – fazendo um plantão de 10 hs,sou aposentado mas hoje com carteira assinada, trabalho no HU – Hospital Universitário de Dourados MS, no laboratório de Analises Clinicas, sou digitador de laudos, é bom que surge muitos meios de fazer a caridade, digitar um exame urgente, para que o médico medique o (a) paciente, são 14 anos de digitação,gosto do que faço
    saio daqui e estou nas conferencias,nos trabalhos vicentinos.
    belarminovidal@hotmail.combelarminovidal@yahoo.com
    Fique com Deus e obrigado por tudo
    Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo

    Reply
  • 03/09/2015 at 11:29
    Permalink

    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo,
    este ano estamos realizando nossa 9ª festa, ‘ FESTA DA PRIMAVERA’, aqui na comunidade de São Pedro, Cuiabá-MT, são duas conferências onde a maioria são vicentinos antigos, dinheiro arrecadado são convertido em alimentos, remédios e outros. Ser vicentino não é pra qualquer um, tem ser humilde gostar do que faz , ajudar ao próximo sem olhar os seus erros, crenças sempre que for necessário. Sou apenas voluntária do grupo onde meus pais fazem parte. É muito prazeroso trabalhar, incentivar os jovens e crianças a ser vicentino faz parte do nosso objetivo também. Procure na sua Paróquia o grupo mais próximo da sua casa e veja a maravilha que é trabalhar pra Deus, seja um Vicentino.

    Reply
    • 04/02/2016 at 12:01
      Permalink

      Para Sempre Seja Louvado.
      OLá Sirlene sei que está muito atrasada esta resposta, porem só agora estou retornando ao meu site, fico feliz com sua declaração, embora sendo voluntária faz trabalho vicentino, junto com seus Pais , pois é muitos são chamados e poucos os escolhidos, a colheita é grande e os operários são poucos diz o Senhor.o trabalho vicentino realmente é muito árduo, é exatamente como você diz acima tem que gostar de ajudar o próximo sem olhar para seus erros, crenças e vícios suas condições, temos que nos privar de muitas coisas para estar nas reuniões , nas assembleias da SSVP etc; porem também é prazeroso poder ajudar o outro, bem melhor que ser ajudado.
      Espero que continue trabalhando com seus Pais ainda hoje.
      Abçs LUiz Alexandre

      Reply
  • 21/01/2016 at 15:44
    Permalink

    acho lindo trabalho de vcs louvado seja nosso senhor jesus cristo . fui secretaria na minha cidade uberlandia mg minha conferencia era nossa sra de guadalupe .depois por motivo de doenca da minha mae tive q abandonar mais agora sinto uma ime nsa vontade de retornar

    Reply
    • 04/02/2016 at 11:05
      Permalink

      Bom Dia Maria
      Para Sempre Seja Louvado , olha uma vez vicentino sempre vicentino, quando a gente morrer quem vai nos receber la no CÉU será Frederico Ozanan, este trabalho é que JESUS pediu para que todos os seus filhos praticassem,
      Quanto a você que hoje está afastada , não se preocupe continua sendo vicentina , e quando for possível com certeza você voltara a uma conferencia para por em pratica tudo aquilo que DEUS quer que você faça para o próximo,
      E VOCÊ que abandonou a conferencia por um motivo especial , fique sabendo que sua Mãe hoje é o seu próximo faça todo o possível e o impossível para sua Mãe , pois quem ajuda o próximo a JESUS que estará ajundando, ainda mais sendo sua Mãe.
      Com carinho Abçs. Luiz Alexandre

      Reply
  • 10/03/2016 at 10:40
    Permalink

    Ser vicentino e amar a Deus

    Reply
    • 28/03/2016 at 08:52
      Permalink

      Bom Dia Marlene
      Sim ser Vicentino é Amar a DEUS sim , nós vicentinos fazemos um trabalho junto as comunidades mais carentes de nossas regiões pois estamos no BRASIL inteiro, divididos em conferencias vicentinas, onde visitamos semanalmente as famílias mais necessitadas para resgatar estas famílias para a sociedade novamente, atendendo suas prioridades tais como : alimento , roupas, calçados , material escolar para as crianças , remédio para os idosos e indicação de trabalho a quem estiver desempregado , alem de tudo isso o principal é : Levar a Palavra de DEUS o Evangelho a estas famílias catequizando-as.
      Pois Jesus disse ide e Evangelizai pelo mundo inteiro. só por AMOR A DEUS e aos pobres fazemos este trabalho, pois nós não esperamos recompensa dos pobres mais sim de DEUS.

      Marlene que DEUS te Abençoe sempre, você é muito importante para DEUS ele ti Ama.

      Abçs Luiz Alexandre

      Reply
  • 13/04/2016 at 16:57
    Permalink

    Louvado seja o nosso Senhor JESUS CRISTO!

    Sou consocia da conferência de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em Vila Velha no Espírito Santo ha um ano, ocupando a função de secretária da conferencia. Temos muitos benfeitores na nossa Paróquia, graças a Deus! Tenho uma dúvida e gostaria de esclarecimentos, se possível. Nossa conferencia é antiga e temos vários confrades antigos que não aceitam nenhum tipo de divulgação do nosso trabalho, mesmo que para arrecadarmos alimentos, e, as vezes, deixamos de fazer obras por falta de recursos. Tenho certeza que se divulgado, conseguiríamos triplicar nossas doações, realmente a forma é mais importante que a matéria. Vejo tantos grupos divulgarem seus trabalhos no face. Isso é correto?? Agradeço humildemente pela oportunidade.
    abraços vicentinos..

    Reply
    • 14/06/2016 at 12:00
      Permalink

      PARA SEMPRE SEJA LOUVADO
      Bom Dia querida consocia Rosimara
      Temos este problema em muitas conferencias antigas sim , porem devemos respeitar os nossos vicentinos mais velhos, pois é por eles que somos vicentinos hoje, com tudo não é proibido divulgar nosso trabalho vicentino, porem jamis poderemos expor nossos assistidos (pobres) em qualquer situação que for.
      Hoje nós temos o nosso Papa Francisco que motiva a Igreja Católica fazer a caridade, consequentemente apóia nosso trabalho.
      Aconselho você que está no caminho certo em querer divulgar o trabalho vicentino e arrecadar fundos para as obras dos assistidos maravilhoso, hoje temos conferencias anunciando no Facebook das Paróquias as prateleiras vazias quando pedem e cheias quando recebem o alimentos tem dado certo aumentou a arrecadação de alimentos.
      Como nós vicentinos temos a hierarquia, você deve procurar o seu conselho Particular ou seu Conselho Central se for o caso , assim você será orientada a fazer as divulgações corretamente de acordo com a região em que você está ok.
      Parabéns pela sua iniciativa não desanime continue lutando, Jesus disse que para segui-lo não seria fácil.
      Coragem você vai conseguir tenho certeza Abçs.

      Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo

      Abçs Confrade Luiz Alexandre

      Reply
  • 09/05/2016 at 10:04
    Permalink

    queria saber se uma pessoa que diz ser presidente de uma sociedade ssvp pode cobrar algum valor a moradores de uma sociedade ?

    Reply
    • 14/06/2016 at 12:21
      Permalink

      Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo

      Bom Dia Nivaldo :
      Eu não entendi direito a pergunta, uma pessoa que se DIZ ou ela É presidente de Conferencia ou Conselho Particular , cobrar valores dos moradores da Cidade ou dos Vicentinos.
      Por favor explique melhor a pergunta ok.

      Obs: De qualquer modo não se deve cobrar valor nenhum de ninguém, pode-se pedir ajuda para a cesta alimentos, para alguma obra do pobre, pedir sim cobrar valores de alguém não esta escrito em nossa regra, portanto como devemos cumprir nossa regra. cobrar é exigir , nós não cobramos e nem exigimos nada de ninguém somos voluntários de coração e fazemos caridade com Amor ao próximo e a Jesus Cristo.

      Abçs Luiz Alexandre

      Abçs Luiz Alexandre

      Reply
  • 06/09/2016 at 16:33
    Permalink

    Boa Tarde a Todos,
    Sou o Rodrigo da Conferência Nossa Senhora da Penha, Alegre-ES. Estou iniciando uma busca sobre a SSVP, pois pela Graça de DEUS, estamos vivenciando um milagre em nossa Conferência, com mais de 106 anos de serviço aos pobres, estava quase fechando as portas, onde DEUS por sua misericórdias, convocou Jovens como eu para a renovação. Louvamos a DEUS pelos nossos confrades Idosos que mantiveram abertas as portas até os dias de hoje, mas cabe a nossa geração dar continuidade nessa história. Estamos a disposição e necessitando, de buscarmos uma ferramenta de “troca de informações” para gestão nesses novos tempos! Para conferencias como a minha possa se apoiar e ajudar outras dessa nova geração. Obrigado aqueles que puderem contribuir. E-mail para contato rodrigosobreira88@hotmail.com
    LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

    Reply
  • 11/09/2016 at 20:04
    Permalink

    gostei de conhecer um pouco da historia de vida de um vicentino

    Reply
  • 09/01/2017 at 14:00
    Permalink

    Quero me tornar um Vicentino. Moro em Pirapora, e, hoje, 09 de janeiro de 2017, mergulho de cabeça nessa Ordem, para ajudar aos pobres, ajudar os anciões. Quero ser um voluntário em serviços assistenciais.

    Reply
    • 10/01/2017 at 18:53
      Permalink

      Boa Noite DImas
      Sejas bem vindo a SSVP Sociedade de São Vicente de Paulo > LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Esta frase e o cumprimento de todos os Vicentinos no mundo inteiro nos 145 Pises que tem Vicentino.
      Caso você ainda esta procurando onde encontrar Vicentinos , visite as Igrejas de Sua cidade que você vai encontrar uma conferencia vicentina lá.
      Você esta no lugar certo , pois a Fé sem Obra é Morta e a Caridade a serviço dos Pobres e o caminho, para chegar a JESUS que nos ensinou que todas as vezes que fizermos algo a um necessitado e a Ele que estamos fazendo, o POBRE e o caminho para entrarmos no Céu, temos que visita-los com muita humildade, saber ouvir o pobre, não julgar seus atos ajuda-lo em suas necessidades, dar conselhos e o mais Importante levar a Palavra do Evangelho para casa dos pobres, pois e semeando a Palavra do Evangelho que estamos fazendo a vontade de Deus. Ide por todas as partes e Evangelizai
      Que Deus te Abençoe sempre.

      Abçs Luiz Alexandre Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

      Reply
  • 20/02/2017 at 22:25
    Permalink

    Gostaria de saber se no Rio Grande do Sul tem algum Vicentino ?

    Reply
    • 23/05/2017 at 11:01
      Permalink

      Bom Dia Soraya Bom Dia Rio Grande do Sul
      Tem Sim onde encontrar ?
      Você deve procurar uma Paróquia (Igreja Católica) em sua cidade e perguntar para alguma pessoa mais antiga da Igreja que com certeza ela poderá te dizer se tem Vicentino naquela Igreja ou em outra Paróquia da Cidade.
      Um Abraço e que Deus te Abençoe sempre.

      Luiz Alexandre

      Reply
  • 15/05/2017 at 12:30
    Permalink

    Paz e bem! Tive um “despertar” neste final de semana pelo convite de membros vicentinos feito em minha comunidade franciscana “São José Operário” aqui de Dourados-MS. Gostaria muito de conhecer mais e vir a ser colaborador. Grato

    Reply
    • 23/05/2017 at 11:28
      Permalink

      Bom Dia Sr. Paulo Marcos Fossati
      Bom Dia Dourados MS
      Que bom que o Sr. teve este despertar , convido o Sr, a fazer uma visita a Conferencia Vicentina que o convidou ai em Dourados , diz que o Sr. quer conhecer os Vicentinos e tenho certeza que será bem recebido.
      Prazer em falar com o Sr. que Deus o Abençoe sempre.
      Abçs. Luiz Alexandre

      Reply
  • 08/09/2017 at 10:52
    Permalink

    Gostaria de conhecer o grupo aqui em Queimados. Rio do Janeiro

    Reply
    • 13/09/2017 at 12:43
      Permalink

      Boa Tarde menina desculpe pelo atraso tive alguns problemas com meu noteboook ok.
      Veja bem nós Vicentinos somos ligado as Igrejas Católica, provavelmente tem Vicentinos em alguma Paróquia ai em Queimados sim , nem em todas as Igreja tem Vicentinos mas pode procurar nas Igrejas e perguntar pelos Vicentinos que alguém vai te indicar onde o grupo faz as reuniões ok.

      Que Deus te Abençoe tudo de bom pra você.

      Abçs. Luiz Alexandre

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Flares Twitter 0 Facebook 15 Filament.io 15 Flares ×