PORQUE DEVE TER ORÇAMENTO FAMILIAR

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Filament.io 1 Flares ×

 

 

 

Orçamento Familiar – quando o dinheiro atrapalha o relacionamento

DINEIRO

Quando construímos uma família, geralmente uma das partes deve ficar responsável por controlar o orçamento familiar. O melhor é sempre que o mais familiarizado com as contas fique com essa missão. Porém, ainda que um fique responsável pelas contas, as decisões de onde empregar o dinheiro devem ser tomadas em grupo. E é aí que os problemas começam.

 

Onde empregar o dinheiro?

Ele quer trocar de carro, ela está louca para reformar a cozinha. As crianças estão querendo computador novo. Um tanto complicado não é? E o problema maior começa quando o orçamento sai do controle e a família tem dividas. O orçamento familiar fica muito comprometido e em vez de questões sobre o que comprar, as brigas começam a surgir sobre o que pagar.

Orçamento Familiar – endividado

Quando a situação está caótica, a melhor coisa a fazer é sentar e tentar chegar a um consenso sem brigas. Vejam gastos que podem ser cortados. O responsável pelas contas deve levar em consideração que o que é supérfluo para ele, pode não ser para a outra pessoa! Na hora de tomar a decisão de qual gasto cortar, leve em consideração as necessidades de todos da casa! Isso será bom para evitar discussões desnecessárias!

Estabeleça prazos (reais) de quanto tempo a crise financeira de vocês vai durar. Assim todo mundo fica sabendo que as mudanças adotadas são apenas provisórias e tem um prazo para acabar. O que torna o período de recessão menos sofrido.

Quando acabar, lembre-se de que a família toda deve se portar de acordo com o orçamento familiar para não ter problemas financeiros novamente!

 

Orçamento Familiar – onde gastar

ORÇAMENTO FAMILIAR

Se vocês já estão estabilizados e as brigas surgem pois cada um quer fazer uma coisa com o dinheiro, está na hora de começar a planejar melhor os sonhos!

 

Mesmo que vocês tenham a quantia necessária para realizar o sonho de um dos membros da família, será que não é melhor economizar mais um pouco, dividir o dinheiro e realizar vários sonhos?

Ou então, porque não sentar e conversar sobre qual sonho vai agradar mais partes da família? Ou qual bem deve ser adquirido para o bem da maioria?

Independente de quem cuida do dinheiro, todas as decisões devem ser tomadas levando em consideração as necessidades de toda a família e não só de uma ou outra pessoa. Isso faz com que o relacionamento familiar seja saudável e sem brigas!

Orçamento Familiar  – Iniciando a vida a dois

ONDE GASTAR

Se vocês estão iniciando a vida a dois, pode ser que estejam com dúvidas sobre o que fazer com o dinheiro. Se devem juntar os recebimentos, pagar as contas e o que sobrar é dos dois, ou se devem cada um pagar uma parte das contas e ficar com o dinheiro para fazer o que bem entender.

Bom, vocês estão começando uma vida juntos e talvez ajustes sejam necessários ao longo do tempo. Mas vale ressaltar que a maioria dos economistas diz que a melhor opção é juntar todo o dinheiro, pagar as contas e o que sobrar deve ir para uma poupança para sonhos do casal e uma quantidade deve ser dada a cada um para fazer o que  bem entender. Essa opção é boa porque leva em consideração os sonhos do casal e também os sonhos individuais de cada um.

Mas, se vocês não estão preparados para dividir tudo assim, pode ser uma opção dividir as contas e cada um cuidar do seu. Lembrem-se de que cada um deve dar uma quantia mensal para realizar os sonhos do casal! Isso ajuda a manter a confiança em vocês, já que dessa forma vão continuar a sonhar juntos!

E lembrem-se: Mais importante do que dinheiro é o amor, e isso vocês já têm! Então, quando forem brigar por questões materiais, lembrem-se do que mais importa para vocês: a vida que vocês têm junto. Afinal, bens materiais podemos comprar outros. E para tudo na vida há uma solução. E quando podemos contar com nosso parceiro para encontrar essa solução, ela fica bem mais fácil.

Se você já passou por alguma dessas situações, comente conosco como foi! Vamos adorar saber sobre você! E se vocês está passando por alguma outra situação e precisa de conselhos, comente também, vamos adorar te ajuda.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Filament.io 1 Flares ×